Parceria entre a Concessionária Tamoios e o Corredor Ecológico: “Um modelo de compensação ambiental no Estado de São Paulo”

Parceria entre a Concessionária Tamoios e o Corredor Ecológico: “Um modelo de compensação ambiental no Estado de São Paulo”

Em dezembro de 2015, a Concessionária Tamoios e a ONG Corredor Ecológico firmaram uma parceria que resultou no Projeto Tamoios, que busca plantar mais de 420 mil mudas nativas na região do Vale do Paraíba, reconectando as áreas de Mata Atlântica e protegendo as nascentes.

As entidades firmaram essa parceria com o intuito de que o projeto se tornasse referência para o Estado de São Paulo, buscando convergir políticas públicas, articulação institucional, restauração ambiental e mobilização socioambiental em uma única iniciativa.

Um dos diferenciais dessa parceira está nas articulações institucionais realizadas para a garantia de execução do mesmo: reuniões com conselhos municipais de meio ambiente, conselhos regionais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, reuniões com prefeitos, secretários municipais e suas equipes, reuniões com outras organizações sociais e, principalmente, encontros com produtores rurais, sindicatos e professores da rede pública de ensino.

Nesse tempo de parceria, já foram mais de 160 mil mudas plantadas, 100 ha de restauração florestal, com o plantio em 18 propriedades rurais nos municípios de Paraibuna, São José dos Campos, Jambeiro, Natividade da Serra e Redenção da Serra. No área social, mais de 20 reuniões e encontros foram realizados a fim de trabalhar a conscientização de todos os atores para a importância do projeto e seus benefícios.

Além disso, ocorreu o lançamento do Programa de Mobilização Socioambiental, que irá levar os temas de conscientização socioambiental para os alunos do 4º e 5º ano da rede pública de ensino da cidade de Paraibuna.

“A ONG Corredor Ecológico foi criada há 9 anos, a partir de inúmeros encontros entre a Fibria, Instituto Ethos, AMCE Negócios Sustentáveis, Banco Santander, Instituto Oikos e voluntários que investiram seu tempo e expertise em um projeto inovador para a região. Foi um sonho que se tornou realidade”, afirma José Luciano Penido – presidente do Conselho da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba e chairman da Fibria. “A parceria com a Concessionária Tamoios veio reafirmar nossa missão, agregando valor socioambiental no planejamento estratégico da paisagem do Vale do Paraíba. Com projetos e ações desse porte desejamos motivar cada cidadão de nossa região a se engajar na restauração das florestas”, completa Penido.