Dia Mundial do Meio Ambiente é dia de reflexão e tomadas de atitude

Dia Mundial do Meio Ambiente é dia de reflexão e tomadas de atitude

Cinco de junho é considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente, infelizmente uma data que ainda não podemos classificar como comemorativa, já que este é o momento de mais uma vez refletirmos sobre o nosso planeta e sobre o futuro do nosso ambiente.

A data, de cunho internacional, foi instituída pela Organização das Nações Unidas, a ONU, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia. A data foi escolhida para marcar simbolicamente o evento e reforçar ano após ano as discussões e proposições sobre as mudanças ambientais no mundo.

A Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, foi um marco na mudança de perspectiva das grandes potências em relação ao meio ambiente, a partir dessa data se passou a tratar a saúde do planeta como um problema sério, que não se podia ser colocado em segundo plano.

Quarenta e cinco anos depois, sabemos que ainda estamos engatinhando em relação às mudanças de ação perante o meio ambiente e, nesse meio tempo, as mudanças climáticas andaram a galopes e cada dia mais parece que estamos só ajudando para o colapso das nossas riquezas naturais. É nesse cenário negativo que uma data dessas é fundamental para resgatarmos nossa esperança e seguirmos colocando a mão na terra.

Há momentos em que nossas pequenas atitudes parecem ainda mais ínfimas, porém é nessa hora que precisamos aprender com a natureza: os grandes formigueiros são construídos com a força de cada uma das formiguinhas. Pense em você como uma pequena formiguinha, o Corredor Ecológico como uma ala do formigueiro e que todos nós juntos colaboramos para a restauração do formigueiro como um todo.

Aproveite essa data para refletir sobre sua relação com a nossa natureza e não perca as esperanças: juntos podemos trabalhar para um futuro mais verde em nosso planeta azul.