Você sabe o que é a COP21?

Você sabe o que é a COP21?

Será realizada em Paris, no final do mês de novembro, uma grande conferência internacional (COP21), cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados decepcionantes.

O objetivo do Protocolo de Kyoto era reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas. Mas adotou uma estratégia que não deu certo: os países em desenvolvimento – incluindo o Brasil, a China e muitos outros – foram desobrigados de reduzir suas emissões com a justificativa de que fazê-lo prejudicaria suas perspectivas de desenvolvimento. Além disso, os Estados Unidos mantiveram-se fora do protocolo. Como resultado, as emissões de gases-estufa, em lugar de decrescer, aumentaram cerca de 50% em relação a 1990.

A conferência de Paris deste ano está programada para adotar um novo protocolo ou tratado abrangente, incluindo todos os países.

É realista esperar resultados concretos da conferência de Paris? Para responder a essa pergunta é preciso lembrar que guerras se vencem nos campos de batalha, e não nas conferências de paz que se reúnem ao fim delas. Batalhas estão ocorrendo em muitos países para levar os governos a adotar medidas que reduzam a poluição, em geral e as emissões de gases de efeito estufa, em particular.

 

Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

Instalada em dezembro de 2014, a Coalizão Brasil, Clima Florestas e Agricultura é uma iniciativa formada por associações empresariais, empresas, organizações da sociedade e indivíduos, interessados em contribuir para o avanço e a sinergia das agendas de proteção, conservação e uso sustentável das florestas, agricultura sustentável e mitigação e adaptação às mudanças climáticas, no Brasil e no mundo.

O ano de 2015 será muito importante para a agenda nacional e internacional de mudança do clima, por conta do acordo a ser negociado em Paris, na COP21. Neste sentido, a Coalizão quer estabelecer um diálogo entre os diferentes atores, o Governo Federal e as principais organizações internacionais envolvidas com o tema, visando contribuir com as negociações multilaterais e agenda econômica no país.

Foram definidas agendas de curto prazo, com foco na COP21 de Paris e de médio/longo prazos, com focos amplos na construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono para o período 2015-2030, para os setores aqui descritos.

Em 24 de junho, mais de 200 representantes de associações setoriais, empresas e Organizações Não Governamentais compareceram à solenidade de lançamento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, na qual foi entregue seu documento coletivo elaborado no primeiro semestre de 2015.


A adesão à coalizão é aberta e a intenção é uma ampla participação da sociedade brasileira, com contribuições de todos os envolvidos.

O Corredor Ecológico do Vale do Paraíba faz parte desta iniciativa. Saiba mais sobre as contribuições do Brasil para a COP21 em http://www.coalizaobr.com.br .

 

Fontes: O Estado de S.Paulo, Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura.

 

Por Carolina Cassiano Ferreira

Engenheira Ambiental – Corredor Ecológico