Aproveite a chegada da Primavera para colocar as mãos na terra!

Aproveite a chegada da Primavera para colocar as mãos na terra!

A Primavera sempre foi a estação dos poetas, dos apaixonados, a estação que vemos o florescer das sementes e o renascer das plantas. É o prelúdio do verão, é estação de alegria, sorrisos e piqueniques ao entardecer. Mesmo com toda alegria, esse também é um espaço de terror para os alérgicos, que espirram a cada micro pólen que surge por aí. Mas deixemos esses detalhes de lado, pois esse texto quer falar de como a Primavera é fundamental para você que está sempre pensando em colocar as mãos na terra, mas que sempre deixa isso pra depois.

“Ah, o calor demais matará minhas plantinhas”.

“Ah, com esse frio minhas flores irão congelar”.

A Primavera é o momento ideal para você deixar as desculpas de lado e investir pra valer no seu jardim (nem que seja um jardinzinho de janela, com dois ou três vasinhos) ou na sua hortinha. Para te ajudar nesse começo, vamos dar algumas dicas:

Passo 1: Escolha um local

Algumas plantas precisam de muito sol, outras gostam de sombra, por isso é importante analisar qual espaço e quais espécies você pretende plantar. Tem um espaço sobrando na varanda? Pode ser o ideal para plantar samambaias e suculentas, por exemplo. A janela da cozinha tem um peitoril largo? Pode ser um ótimo espaço para uma mini hortinha, com temperinhos verdes.

Outra coisa importante a se levar em conta é a presença de animais domésticos ou crianças. Às vezes, é melhor optar por vasos suspensos ou mesmo jardins verticais. Essas opções podem dar um pouquinho mais de trabalho, mas se tornam parte da decoração da sua casa, dando um toque mais verde para as suas paredes, por exemplo.

Passo 2: Escolha as plantas

Se você quer começar uma hortinha, pode escolher temperos que brotam com mais facilidade inicialmente, para depois partir por plantas que requerem mais cuidados. O ideal é escolher os seus temperos preferidos: manjericão, tomilho, salsinha, cebolinha, alecrim, entre outros e já ficar na espera para usá-los nas receitas.

No caso de flores e folhagens, o importante é pensar no que você quer ter pela casa: plantas que floresçam em determinadas épocas do ano? Folhagens mais tropicais? Plantas que não necessitam de muita água? Samambaias, palmeiras, suculentas, margaridas, begônias, cravinas: as opções são muitas! O importante é escolher uma planta que você goste e que você conseguirá dedicar o tempo necessário para o seu cuidado.

No caso de quintais e jardins maiores, você pode até investir em plantas maiores e mais chamativas, como a flor-de-mel, as hortênsias ou até rosas de escalada, que dão em rama e podem criar lindos cenários para seu dia a dia.

Passo 3: Mão na terra!

É importante que você busque informações sobre as espécies que decida plantar e dedique um tempinho para cuidar das plantinhas. O importante é colocar a mão na terra! Plante elas em vasinhos, no quintal, em sua varanda; faça a rega com cuidado; fique atento ao crescimento das folhas; corte folhas secas ou mortas; enfim, trate das suas plantinhas com o carinho que elas merecem! Vale até bater papo com elas, pois elas reagem a essa energia que você dispõe em seu ambiente.

Invista um tempinho do seu dia para plantar e mexer com a terra, temos certeza que isso lhe fará bem. Embelezará seu lar e ainda fará bem para seu ânimo. Enfim, plante e depois conte para a gente como anda o seu jardim!