Corredor Ecológico inicia o projeto educacional “O Verde e o Azul do Vale”

Capacitação de professores da rede pública de Paraibuna e Jambeiro marca o início do projeto na região

Corredor Ecológico inicia o projeto educacional “O Verde e o Azul do Vale”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos dias 24 e 25 de julho, durante o período das férias escolares, o Corredor Ecológico, e a Equipe do Olhar Cidadão realizaram a capacitação dos professores da rede pública de ensino das cidades de Paraibuna e Jambeiro. A formação marca a primeira fase do projeto “O Verde e o Azul do Vale”, a ser aplicado nas escolas municipais da região do Vale do Paraíba.

Durante as capacitações, foi apresentado o “Guia do Educador”, que busca inspirar os educadores, estimulando-os a levar a discussão sócio-ambiental para dentro da sala de aula, sempre pensando primeiramente na realidade local, isto é, valorizando conhecimentos sobre o ecossistema do Vale do Paraíba.

O Guia do Educador traz conteúdos diversos: maneiras de abordar as transformações na paisagem do Vale do Paraíba; características do bioma Mata Atlântica (fauna, flora e hidrografia); uma linha do tempo sobre os acontecimentos históricos na região e apresenta a diversidade cultural local (índios, negros, caipiras e outros imigrantes).

O material distribuído pelo Corredor Ecológico ainda propõe atividades como "Leitura da paisagem do Vale", "Horta Comunitária", "Campanha Nascentes do Vale" e "Álbum de Família", buscando envolver toda a comunidade escolar e seus familiares sobre a importância do ecossistema do local em que vivem.

O projeto “O Verde e o Azul do Vale” será aplicado em Paraibuna e Jambeiro, agora neste segundo semestre de 2017, visto que o Corredor Ecológico fechou uma parceria com a Prefeitura de ambos municípios.