Saiba como foi a participação do Corredor Ecológico em evento sobre o clima em Paris

Nossa diretora de articulação apresentou o Corredor no Workshop Internacional de Água e Clima

Saiba como foi a participação do Corredor Ecológico em evento sobre o clima em Paris

O Corredor Ecológico representou o Brasil em uma apresentação no “Workshop Internacional de Água e Clima”, realizado em Paris, na França, em setembro deste ano. O evento foi organizado pela Agência de Águas Seine-Normandy em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e serviu para debater sobre os desafios climáticos.

Durante dois dias, diversos países foram representados em discussões sobre os riscos naturais relacionados com a água ou às mudanças climáticas. Neste cenário técnico, Tatiana Motta, diretora de articulação do Corredor Ecológico, foi responsável por mostrar outra forma de enxergar os problemas ambientais: “Ao fazer a apresentação do Corredor Ecológico, levamos a questão humana a um congresso técnico, que tratava de contenção de enchentes, drenagem, contenção de erosão”, explicou Tatiana.

O projeto escolhido pelo Corredor para compor a apresentação foi o “Verde e Azul do Vale – Caminhos da Mata Atlântica”, um programa de mobilização socioambiental voltado para escolas públicas da região do Vale do Paraíba. Para Motta, tal abordagem serviu para ampliar os pensamentos dos participantes do Workshop: “Levamos a questão da mobilização social e do engajamento da população na restauração florestal. O interesse dos ouvintes ao final da apresentação demonstrou que esse tipo de projeto traz inovações para a área”, concluiu.

A abordagem apresentada foi fundamental para a construção de pontes internacionais para o projeto, gerando conversas iniciais sobre a apresentação do Corredor Ecológico em outros países. Ao mesmo tempo, despertou interesse de agentes internacionais em visitar a região do Vale do Paraíba e suas organizações.

Além disso, Tatiana participou de outra reunião organizada pelos representantes políticos do presidente francês Emmanuel Macron, em que foi discutida a Agenda Mundial de Água. Como resultado dessa conversa, o grupo francês que estará em Brasília para o 8° Fórum Mundial da Água, em março de 2018, se propôs vir ao Vale do Paraíba para debater propostas para a região. O saldo final da participação do Corredor Ecológico no Workshop foi extremamente positivo. Motta finaliza dizendo estar muito satisfeita com essa oportunidade de levar o Vale do Paraíba, a situação da região e as questões sociais do reflorestamento para um congresso tão importante.