“Projeto Paraguatá”: parceria que prevê recomposição de 29,2 hectares de floresta nativa

Corredor Ecológico e a Ecopistas se unem para compensação ambiental na região de Taubaté

“Projeto Paraguatá”: parceria que prevê recomposição de 29,2 hectares de floresta nativa

O Corredor Ecológico, em parceria com a Ecopistas – empresa do Grupo EcoRodovias, está realizando um novo projeto de plantio na Região do Vale do Paraíba. O Projeto Paraguatá (que significa “caminho para o mar”, em Tupi) irá recompor 29,2 hectares de floresta nativa no município de Taubaté e proximidades.

A Ecopistas é responsável pela administração no Corredor Aytron Senna/Carvalho Pinto que recebe cerca de 150 mil veículos pedagiados por dia, nos dois sentidos, e faz parte do Corredor de Exportação Campinas – Vale do Paraíba Litoral Norte. A empresa procurou o Corredor Ecológico para realizar o trabalho de compensação ambiental, firmando um contrato em julho deste ano.

O projeto priorizará as “Áreas de Preservação Permanente (APPs)”, que são responsáveis por exercer diversas funções ambientais, como a preservação dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica, da biodiversidade, do fluxo gênico da fauna e flora, protegendo o solo e o bem-estar do ecossistema.

Em um levantamento prévio no munícipio de Taubaté, foram definidos corredores que norteiam a prospecção de áreas e qualificam e quantificam possíveis ações. Após esta análise, começaram as visitas aos proprietários rurais e algumas medições nas propriedades já   definidas. O plantio será iniciado após o término de todo o preparo das áreas e do solo. É importante ressaltar que, além da restauração florestal, a parceria com a Ecopistas prevê uma ação de mobilização socioambiental ao redor dos plantios, a fim de conscientizar a população e garantir a perpetuidade da floresta plantada.